segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sopa de letrinhas nos seguros.

RCF-V, APP, SUSEP, CNSP, D&O, e outras tantas siglas e abreviações são comuns nas apólices de seguros e, quase sempre, são desconhecidas do público comum. Cada mercado tem suas peculiaridades e seus termos técnicos. Isso é fato. O que não pode é você, consumidor, ficar sem saber o que está comprando.

Por isso vai a primeira dica: Recebeu alguma proposta de seguro? Leia tudo e esmiuce com o corretor cada sigla. Não fique na dúvida em nenhum momento. Talvez você não queira aquele tipo de cobertura ou queira outra representada por uma outra sigla ou abreviação que desconheça. 

A segunda dica  é consultar glossários de termos técnicos (http://www.susep.gov.br/bibliotecaweb/glossario.aspx). Em alguns casos é bastante fácil e você consegue argumentos para tornar seu seguro mais barato ou que lhe atenda mais a contento.

A grande dica é representada por duas siglas: SUSEP E ANS. SUSEP é a Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Já a ANS é a Agência Nacional de Saúde Suplementar, agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde e responsável pelo mercado de planos de saúde no Brasil.

Mas o que essas instituições podem fazer por você? Ambas tem o poder fiscalizador para as Seguradoras, Planos de Saúde, Corretores de Seguros, Entidades de Previdência Privada, etc, atuando em prol dos consumidores. Portanto, tem problema com seguradora? Fale com a SUSEP. O plano de saúde não quer dar atendimento? Fale com a ANS. O poder dessas instituições é grande e, na grande maioria dos casos, você resolve seus problemas rapidamente e sem burocracia.

Não quer ter problemas? Procure-nos. A INDÚSTRIA DO SEGURO é regularmente inscrita na SUSEP (10.0302767) e está apta a operar em todos os ramos. Consulte-nos




Nenhum comentário:

Postar um comentário