sábado, 30 de junho de 2012

A cláusula de "despesas extraordinárias", uma aliada.

Vamos falar sobre uma cláusula muito interessante que pode ser contratada na grande maioria das seguradoras para o seguro do seu carro: A Cláusula “Despesas Extraordinárias”. Preste muita atenção que você poderá tirar muito proveito disto.

As seguradoras sempre buscam formas para atender à algumas demandas de seus clientes e, de certa forma, conseguem com isto criar alguns serviços a preços acessíveis e de grande utilidade. A Cláusula “Despesas Extraordinárias” foi criada para atender a casos de perdas totais, exclusivamente. Quando alguém tem seu carro roubado ou furtado, por exemplo, e recebe a indenização da seguradora, normalmente tem despesas que não estão amparadas pelo seguro, tais como custos de despachantes, documentos oficiais, emplacamentos, Ipva e uma série de outros gastos, principalmente quando se adquire um novo veículo para substituir o anterior. Estas despesas extras são cobertas pela Cláusula “Despesas Extraordinárias”.

Normalmente seu funcionamento é extremamente simples. Basta que haja a indenização integral do veículo para que se tenha direito de receber também o valor designado pela cláusula. Alguns produtos de seguro de carro costumam ter um valor fixo de cobertura para a cláusula, já outros são um percentual da indenização, habitualmente também tendo um limite máximo. Veja com seu corretor quais são estes limites, pois variam muito de uma seguradora para outra. O importante é NÃO DEIXE DE PESQUISAR.

É interessante notar que raramente as Cláusulas de “Despesas Extraordinárias” exigem que o segurado demonstre os gastos extras. Você simplesmente recebe a verba, sem necessidade de comprovação, sem exigência de reembolso. Simples assim.
Eu imagino que você deva estar pensando: Mas isto deve ser muito caro!! Vou lhe responder: engano. Esta cláusula é muito barata levando-se em conta seu benefício e até mesmo em comparação com outras formas de elevação de sua indenização (aumentar o percentual de indenização em relação à tabela Fipe, por exemplo). Se o seu carro está “inteirão” e você acha que ele vale mais que a tabela FIPE, utilize também a cláusula “Despesas Extraordinárias” como complemento da indenização. Inclua sempre este benefício em seu seguro, você irá se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário